Fortes tempestades ligadas a um ciclone extratropical afetaram várias áreas do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24). Ventos acima de 100 km/h causaram estragos na Região Central. Em São Francisco de Assis, um galpão de uma cooperativa agrícola teve o telhado arrancado pelos ventos. Em Santa Maria, rajadas de 104 km/h derrubaram árvores, enquanto na capital, Porto Alegre, ventos de 80 km/h acompanhados de chuvas intensas causaram danos. Em Cacequi, um depósito de calcário foi destruído, e em Rosário do Sul, bairros enfrentam queda de energia. A Defesa Civil ainda não apresentou um balanço completo dos danos causados.
Estragos também ocorreram na quarta-feira (23), com o Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria, sofrendo com a queda de parte do teto, enquanto a UPA 24 Horas teve leitos alagados.
Em Porto Alegre, o vento atingiu 83 km/h ao meio dia, derrubando árvores em várias ruas, incluindo Vicente Monteggia e Pedro Ivo. A queda de fios na Estrada Afonso Lourenço Mariante e nas avenidas Sertório e Assis Brasil causou transtornos no trânsito. Na orla do Guaíba, banheiros químicos foram empurrados para a Av. Edvaldo Pereira Paiva. A UFRGS suspende atividades presenciais a partir do meio-dia devido à previsão de tempestades, abrangendo todas as suas unidades, incluindo o Colégio de Aplicação e o Campus Litoral Norte.
Kommentare